segunda-feira, 17 de março de 2014

Primeira Paralisação do SINDISERMI de Inhuma PI


Dia 17 de março de 2014 fica marcado na história de Inhuma como o primeiro movimento sindical  do Sindicato do Servidores Municipais de Inhuma Piauí - SINDISERMI; Os professores filiados ao mesmo aderiram a paralisação nacional que ocorre de 17 a 19 de março, só que como em Inhuma  19 de Março é o dia do padroeiro São José a paralisação ocorre nos dias 17 e 18. O presidente do Sindisermi Ronaldo Lima Leal falou que a paralisação tem o objetivo de reivindicar aos gestores municipais melhorias no quadro dos servidores municipais mas especificamente agora os professores que estão sufocados com muitas hora aulas a maioria com mais de 30 horas sendo que na constituição o valor é de 28 horas com probabilidade de cair para 26 horas; outro ponto é a questão dos royalties do petróleo onde os educadores querem uma porcertagem deles aplicados na educação; transporte escolar de qualidade para os professores e alunos, votação imediata do PNE, cumprimento da lei do piso salarial, dentre outros. Ronaldo falou também que parabenizava a prefeitura de Inhuma pela conquistas alcançadas para os funcionários da educação, mas que a luta continua e eles reivindicam mais melhorias para classe de professores municipais e pede a inclusão dos auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e vigias no plano de cargos e carreiras do município. O sindicado dos servidores de Inhuma é vinculado a Central dos Trabalhadores do Brasil - CTB que esta dando suporte jurídico e técnico ao mesmo. Muitos professores relataram grandes problemas na educação de Inhuma como falta de professores em sala de aula e sendo substituídos por auxiliares de serviços gerais; falta de merenda escolar desde janeiro e professores de uma disciplina tendo que realizar aulas de outras que não é de sua graduação. Muitos professores não acompanharam o movimento com medo de retaliação da secretária de educação, mas o movimento é justo e para toda a classe. Os professores que aderiram ao movimento sabem de suas obrigações e estão disposto a repor essas horas aulas que não estão sendo realizadas, pois os alunos não podem ficar prejudicados. Veja a carta que o presidente relatou na paralisação de hoje pelas ruas de Inhuma:
"Paralisação Nacional da Educação Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE
      Hoje e amanhã ou seja 17 e 18 de Março, educadores de todo o país vão se mobilizar pela educação pública de qualidade para exigir o cumprimento da lei do piso de carreira e jornada, investimento dos royalties do petróleo na valorização da categoria, votação imediata do plano nacional de educação - PNE, destinação de 10% do PIB para educação pública, contra a proposta do governadores de reajuste do piso e o INPE.
      Graças a Deus o nosso município esta de parabéns, pois temos o piso salarial e o pagamento esta sendo feito em dias.
       O sindicato dos servidores municipais de Inhuma reconhece e parabeniza o prefeito pelo cumprimento da medida mas não entendemos porque ainda não colocou os auxiliares de serviços gerais, vigias e auxiliar administrativos no plano de carreira do município. E só lembrando que amanhã 18 de Março em Teresina em frente a APPM (Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais) será debatido a questão do cumprimento da Lei do piso que a maioria do estado do Piauí não cumpre. Nos estamos bem e reconhecemos isso, mas não nos impede apoiar e aderir a paralisação nacional, pelo simples motivo. A atualização do piso em 8,32% é uma vergonha.
       A paralisação se dá em nível nacional e tem a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação CNTE organizada pelo representante Roberto Leão. Só lembrando que nós estamos regularizado no direito constitucional no Art. 37 inciso VII da CF.
       Defendemos nossos direitos, mais temos consciência dos nossos deveres
       O voto da educação vale muito!"  

Veja o vídeo: http://youtu.be/9UbLu8v2goA 

                                    Veja as fotos: