sábado, 13 de março de 2010

187 Anos da Batalha do Jenipapo


Uma programação cívico-militar marca os 187 anos da Batalha do Jenipapo na cidade de Campo Maior, neste sábado, 13 de março. O evento é uma forma de homenagear aos homens e mulheres, que diante de armas superiores não hesitaram em lutar pela nossa pátria, sendo um momento decisivo para a Independência do Brasil. De acordo com o governador Wellington Dias, é preciso fazer o Piauí e o Brasil conhecerem mais essa verdadeira história. “A Batalha do Jenipapo, realizada a 13 de março do ano de 1823, às margens do riacho Jenipapo, na cidade de Campo Maior, foi decisiva para formalizar a adesão do Piauí à independência e consolidar a unidade territorial do Brasil. Por isso a necessidade de homenagear a todos os homens e mulheres que deram suas vidas em nome do sonho de justiça”. A programação terá missa, culto, desfile militar, outorga de medalhas e encenação de peça teatral sobre a batalha que marcam o evento. Confira a Programação:

12h – Missa em Ação de Graças Local: Catedral de Santo Antonio

15h – Culto em Ação de GraçasLocal: Igreja Batista de Campo Maior

17h – Solenidade Cívico MilitarLocal: Monumento Heróis do Jenipapo- Entrega da Medalha Heróis do Jenipapo- Outorga de Insígnias e Diplomas da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí- Desfile Militar- Apresentação da peça teatral: “A Batalha do Jenipapo”Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

A comenda foi criada pelo então governador Alberto Silva, sob a inspiração intelectual de Armando Madeira Basto e Arimathéa Tito Filho, homens de sábia participação na educação e cultura piauiense. A Ordem do Renascença foi instituída pelo Decreto nº 1588, de 31 de março de 1973, regulamentada pelo Decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é uma homenagem a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que, por relevantes serviços prestados ao Estado do Piauí, se tenha tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo piauiense. O Inhumense médico Dr. Alilo de Sousa Leal recebeu a comenda em Oeiras pelo governador na época Francisco de Assis Moraes Sousa "Mão Santa". A medalha é oferecida nos graus: Grande Polar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A insígnia da Ordem traz, no verso, o Brasão de Armas do Estado do Piauí, montado sobre uma estrela heráldica.

Fonte: PortalAZ.