A biblioteca Fonte de Cultura de Inhuma que fica no centro cultural Francelino Sousa Araújo, recebeu um acervo de 1800 livros do programa do governo federal Livro Aberto para bibliotecas públicas de todo o País. Foram 200 municípios contemplados na época em 2008 e do Piauí somente 03 muncípios receberam os livros; a equipe da prefeitura e uma Ong Sociedade Amigos da Bilbioteca de Inhuma realizaram o projeto e ganharam o acervo. A solenidade de entrega simbólica ocorreu no dia 17 de junho de 2008 com a presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil. O ex-prefeito Dr. Alilo, sua esposa Socorro Leal e a secretaria de educação professora Maria Adamir participaram do evento. Os livros só chegaram no município agora no mês de Fevereiro e já estão sendo catalogados para poderem ficar a disposição dos inhumenses que queiram fazer pesquisas na biblioteca. Veja a matéria publicada no site do ministério da cultura na época.http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/23/solenidade-na-biblioteca-nacional/
23 de junho de 2008
Solenidade na Biblioteca NacionalEvento reúne 300 pessoas no Auditório Machado de Assis, da FBN/MinC, no Rio de Janeiro A Fundação Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, promoveu no dia 17 de junho a entrega de certificados a 200 prefeitos de municípios contemplados, no período de 2004/2007, com as ações de Implantação de Bibliotecas Públicas e de Modernização de Acervos, no Programa Livro Aberto, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
O evento foi realizado no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. O presidente da FBN, Muniz Sodré, abriu a solenidade enfatizando a importância da biblioteca pública e da leitura no desenvolvimento cultural e educacional do cidadão. Ainda ressaltou a adesão dos prefeitos ao evento como dado significativo para o Ministério da Cultura.
Também participaram da composição da mesa o governador do Maranhão, Jackson Lago; a chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MinC e coordenadora-geral do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles; o chefe da Representação Regional do Rio de Janeiro, Adair Rocha; o coordenador-geral do Livro e da Leitura, Jéferson Assumção; e a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Cavalcanti.