sábado, 31 de dezembro de 2011

Reveillon 2012 Em Inhuma


O reveillon em Inhuma esta programado um trio eletrico na rua São José onde ficam o Ital Brasil e Gela Guela com o cantor Gerson Pinheiro e uma banda de pagode; Algumas pessoas estão apreensivas com a questão da violência devido um incidente ocorrido na madrugada do dia 31 de dezembro onde uma pessoa efetuou disparos de revolver para cima e as pesssoas ficaram assutadas; segundo o comandante do batalhão de Valença Capitão Santos a policia da cidade foi informada do episodio e os policiais dirigiram até o local proximo ao Inhumense Clube e as pessoas presentes informaram que o cidadão efetuou 03 tiros para cima quando a policia abordou o individuo e pediu que ele entrasse na viatura começou uma discursão e um policial efeutou outro tiro segundo ele para conter a confusão; como não obteve êxito ligou para Valença pedindo reforço e e por volta das 03:30 do dia 31 a viatura chegou com o reforço policial e encaminhou 03 pessoas para Valença. Segundo o capitão Santos até às 14:00h os detidos estavam na delegacia de Valença onde prestaram depoimento e um TCO foi realizado com fiança os mesmos foram liberados. Ele disse que já estava programa uma viatura a mais para Inhuma desde o dia 28 de dezembro quando foi realizado uma reunião no batalhão e como teve esse incidente teria mais policiais presentes durante a passagem de ano em Inhuma. Capitão Santos disse que o papel da policia militar foi feito efetuou a prisão das pessoas envolvidas e disse que é lamentavel uma situação dessas onde uma brincadeira de mal gosto poderia ter ocorrido uma tragédia maior com pessoas inocentes. Ficam agora a disposição da justiça para as penalidades cabíveis.

Natal Em Inhuma

O natal em Inhuma foi tranquilo onde muitos inhumenses que moram em outras cidades puderam aproveitar a data ao lado da familia; muitas seias foram realizadas a tradicional missa na Igreja de São José com participação de muitos fieis e no final da noite os jovens aproveitaram os traillers da rua São José para o lazer.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Reforma da Rodoviaria de Inhuma

Algumas pessoas de Inhuma enviaram para o blog fotos do terminal rodoviario de Inhuma reclamando que a reforma iniciou por volta do final do mês de novembro de 2011 e por algum motivo ela paralisou e até hoje 22 de dezembro continua da mesma forma parada. essa pessoas comentaram que foi prometido aos inquilinos dos box que dia 20 de dezembro de 2011 eles voltariam para cada box que antes trabalhavam. Outro comentario foi que fica ruim para o municipio pois muitos inhumenses que moram em outras cidades vem passar o natal e fim de ano em Inhuma para rever os parentes e familiares. Veja algumas fotos abaixo:

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Justiça Itinerante 2011


Já se encontra em Inhuma mais uma vez a equipe da Justiça Itinerante que esta instalada em frente a escola Arlindo Cipriano Leal antiga CNEC e vai ficar até o dia 17 de Dezembro para realizar várias ações gratuitas como: conciliação em processos de separação, casamentos comunitários, defensoria publica, exames de DNA, orientações juridicas, expedições de Carteiras de Identidade, Trabalho e CPF, dentre outros. Essa é a 3ª vez que a Justiça Itinerante vem a Inhuma pois o Dr. Alilo fez a perceria com ela 2 vezes em sua gestão de 2004 a 2008.

Festejos de Santa Luzia


Foi encerrado dia 13 de dezembro o festejo de Santa Luzia em Inhuma; as atividades duraram 10 dias na igreja matriz de São José e no povoado Santa Luzia antigo Saco Grande na região das Baixas. A paroquia de São José realizou uma campanha onde todos os dias de novena uma princesa fantasiada de Santa Luzia representava a santa e as pessoas poderiam fazer doações para elas com o objetivo de agariar recursos para construção da Igreja de Santa Paula no bairro Liberdade. E no dia 13 teve a procissão, missa de encerramento e logo após o tradicional leilão. Veja as fotos abaixo:














segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Acidente Tragico Mata 02 Inhumenses Na BR 316

Um acidente que ocorreu nesse domingo 11/12 por volta das 23:00h no km 288 da BR 316, envolvendo uma carreta Volvo 440, placa MVW6310-Tocantins e um Siena placa DCB9916-SP cor prata provocou a morte de 02 inhumenses que tinham idade entre 17 a 20 anos e 01 foi levado para Teresina em estado grave. A colisão foi frontal e o siena capotou proximo ao acesso do municipio de Dom Expedito Lopes; João Francisco e Helio não resistiram e morreram e o Mauricio sobreviveu mas foi levado para Teresina. Alguns amigos deles de Inhuma informaram que os 03 estavam se divertindo na cidade de Bocaina e quando estavam retornando para Inhuma aconteceu o acidente; a pista ficou interditada porque a carreta tombou e obstruiu as duas faixas da mesma. Muitos ônibus e carretas passaram todo o dia 12 segunda até às 14:00h desviando do trecho do acidente pela PI 227 que foi recentemente asfaltada e liga Inhuma a São José que fica a 17 km de Picos. Os meninos que faleceram são do povoado Forte e Vereda do Forte que fica a 16km da sede Inhuma. As pessoas estão muito comovidas com o acontecimento triste pois eram 02 jovens muito conhecidos pela região. Eles foram enterrados por volta das 17h de segunda no cemitério do Forte. A situação de Mauricio é estavel. Veja as fotos abaixo:

sábado, 10 de dezembro de 2011

Eleição do JDC



Foi realizada dia 01 de dezembro a eleição da escola estadual João de Deus Carvalho; só teve uma chapa que tinha como candidata a diretora a professora Rosa e como adjunta a professora Helena Santos. Mesmo sendo uma chapa elas teriam que ter 50% dos votos mais 1. Votaram alunos professores, pais de alunos e funcionarios da escola, teve uma urna no anexo das Baixas e outra no anexo do Roque e no final com 617 votos a candidata Rosa ganhou a eleição. Foi a única escola estadual do município que teve eleição; às outras escolas serão escolhidos os diretores por indicação. Veja o resultado clicando na foto abaixo:

Audiência Publica na Camara

Dia 29 de novembro foi realizada na Camara de Vereadores de Inhuma uma audiência pública, onde foram convidados vários representantes de órgão publicos, professores, alunos e demais inhumenses com o objetivo de ser votado uma emenda do governo federal que de forma inédita colocou não só para Inhuma mas para todos os municipios brasileiros essa emenda federal onde a sociedade de cada uma das cidades é quem iriam decidir onde seriam aplicado os recursos dessas emendas publicas. Em Inhuma o valor foi de R$ 500.000,00 e as pessoas presentes puderam escolher uma das 03 opções anunciadas pelo vereador Odilon: a primeira ação foi estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde; a segunda implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário e a terceira serviço de atenção as urgências e emergências na rede hospitalar. Sendo que por unanimidade e feito várias colocaçoes por alguns inhumenses presentes venceu a terceira opção que é o serviço de atenção as urgências e emergências na rede hospitalar; a professora Ducarmo afirmou que é muito importante para o município o item 03 pois ela deu um exemplo do próprio esposo que faleceu em Picos porque não teve um bom atendimento de Urgência e que em Inhuma não em diferente as reclamações do hospital de Inhuma é constante e que se esse serviço for implantado no municipio com certeza vai ajudar a população que precisa principalmente os probres que as vezes chegam no hospital e por não ter conhecimento de seus direitos são humilhados e não são atendidos quando precisam de atendimento. Outras pessoas que estavam presentes concordaram com as palavras da professora. O vereador Odilon falou que é importante o item que ganhou mas ficava preocupado porque a emenda é para implantar o serviço mas não para mante-lo funcionando e ele explicava a todos que o hospital ja vive uma grande dificuldade para as ações basicas imagine colocando um serviço desse que é muito caro no mês. Mas a professora e outras pessoas falaram que se o dinheiro for bem empregado, bem gerenciado com certeza dar para funcionar o serviço de urgência e emergência o que acontece é que muitos gestores não sabem aplicar bem os recursos e as vezes desviam os mesmos para outros fins. Mas mesmo assim com muita polêmica venceu o item 03 e todos assinaram a lista de presença para ser anexada junto com a ata da audiência assinada pelo presidente da camara e pelo prefeito e emcaminhada para Brasilia. O vereador Odilon lembrou que essa votação não garantia a vinda desse recurso para o municipio porque depende da aceitação dele pela presidencia da república. Estavam presentes também o presidente da câmara Elvaldo Holanda, vereadores: Marco Antonio, Tata e Chico Cepisa, prefeito municipal, secretarios, padre Edivaldo, presidentes de conselhos e ongs, professores, alunos e muitos inhumenses.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

I Noite de Autógrafos do IEI


O Instituto Educacional Inhumense – IEI realizou dia 01 de Dezembro às 20:00h, “A 1ª Noite de Autógrafos do IEI”, um evento inédito onde os alunos da escola autografaram seus livros de poesias para os convidados da festa e fizeram um breve comentário sobre esse projeto. A professora Marcela Araújo idealizou o evento através dos projetos: “O Mundo do Cordel e Conquistando Leitores Através da Poesia” com o apoio de toda a escola em especial da professora Naiana Leal sua companheira de trabalho; o projeto era para os alunos despertarem o interesse a leitura através do Cordel que é tradicional no nordeste; com as poesias criadas pelos alunos foi feito um livro e nesse dia cada aluno convidou seus familiares para autografar e presentar cada um com os livros. O evento foi bastante prestigiado e emocionou a todos os presentes, inclusive pessoas de Teresina que participaram do evento parabenizaram a festa e falaram que poucas escolas da capital realizam um evento como este com tanto brilho e organização. Outro ponto interessante do evento foi à sonorização com uma radiola portátil de disco de vinil tocando sucessos da Turma do Balão Magico, Fofão, Trem da Alegria, Xuxa dentre outros. Veja as fotos no link abaixo:

Fotos-
http://www.blog-br.com/albums/inhumanews01/&task=viewfolder&f_id=6338

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dr. Samuel Martins Fez Denuncias aos Auditores do M S

O municipio de Inhuma recebeu de 28 de novembro até hoje auditores do Ministério da Saúde; o motivo foi um pedido da promotora de justiça da cidade Maria Eugênia que devido ao grande numero de denuncias ao ministerio publico local solicitou a vinda dos auditores para analisar a pasta da saúde do municipio de 2009 até 2011. Na oportunidade o advogado Samuel Martins que estava em uma audiencia soube que os auditores estavam na cidade e o mesmo fez uma denuncia por escrito e protocolou com a auditora Sueli Nogueira. Muita gente conversou com os auditores que estavam percorrendo os órgãos de saúde do muncipio como: hospital, secretaria de saúde, conselho de saúde, postos de saúde; a população esta ansiosa para saber o resultado dessa auditoria porque muitos comentários estão acontecendo pela cidade. Click na foto para ampliar:


Moradores do Bairro Salú Reividicam Melhorias

Alguns moradores do bairro Salú de Inhuma estão indignados com o poder público municipal onde colocaram a nivel de protesto várias placas no cruzamento das ruas José Carlos Leal com João luis Ferreira; nas placas podemos ver vários protestos pedindo que seja resolvido um problema de escoamento do esgoto dessas ruas que acumulam muito lixo e podem trazer risco a saúde desse moradores. Veja as fotos abaixo e click para ampliar:







XIII NOITE CULTURAL DO JDC

A escola estadual João de Deus Carvalho realizou nos dias 24 e 25 de novembro no poli esportivo Jose Generosa a XIII noite cultural com o tema "Restrospectiva da Historia de Inhuma em Decadas"; os alunos da sede e dos anexos das Baixas e do Roque ficaram de elaborar temas relacionados as decadas de 1930 até 2000. Teve danças, desfile de modas e peças encenadas mostrando acontecimentos relacionados a cada decada englobando acontecimentos nacionais, internacionais e de Inhuma. Na decada de 50 foi teva e peça mostrando a eleição do primeiro prefeito de Inhuma Antonio de Deus e a composição da primeira Camara de Inhuma que teve como presidente o vice-prefeito Geraldo Alencar Barreto. Na decada de 90 foi falado da primeira mulher a ser eleita prefeita de Inhuma Denise de Sousa Leal Martins em 1997. Na decada de 2000 teve a explosão do sucesso da cantora Inhumense Stefhany que particiou de vários programas de televisão de rede nacional. A professora Helena diretora da escola informou que com este evento os alunos puderam aprender muito com a historia do cotidiano de Inhuma atraves da retrospetiva das decadas e as pessoas mais velhas puderam também lembrar dos acontecimentos que participaram e realizaram em Inhuma até os dias atuais. O evento foi um sucesso graças ao empenho de toda classe de professores, alunos e funcionários da escola que procuraram fazer o melhor para o evento. Veja as fotos e os vídeos abaixo:

Video1:
http://www.youtube.com/watch?v=eoIzbbnizvU

Video2:http://www.youtube.com/watch?v=3kRng32-rsw


















Feira de Ciencias da Escolinha I E I 2011


Dia 20 de novembro deste ano foi realizado no Instituto Educacional Inhumense - IEI a feira de ciências com o tema "Matematica Em Toda Parte"; os alunos desenvolveram várias oficinas onde abordava a disciplina matemática na construção, na cozinha, na comunicação, no futebol, na arte, na escola, nas feiras e nas finanças. Outro ponto forte do evento foi a inauguração do laboratório de informática da escolinha; computadores adquiridos pelo inhumense kleber que mora em São Paulo e fez a doação para escola. Veja as fotos e os videos abaixo:

Feira Parte 01 - http://www.youtube.com/watch?v=ocYJINczG1A


Feira Parte 02 - http://www.youtube.com/watch?v=h3K4G6OdJS8






















quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Informativo do Legislativo de Inhuma 20.11.11 Parte 1


A sessão do dia 20 foi bastante prestigiada pelos Agentes Comunitários de Saúde, onde seria votada matéria de interesse da classe na mudança de regime CLT para Estatutário. A primeira a falar foi a vereadora Vilani que iniciou suas palavras lamentando mais uma vez após dez dia do falecimento de dona Dodo, agora faleceu Dona Luiza Leal Nogueira mais conhecida por Dona Duca; uma das fundadoras de Inhuma iria fazer 93 anos dia 04 de Dezembro. Saudou os Agentes Comunitários presentes com uma mensagem de força para eles e disse a importância daquela classe de trabalhadores para o município inhumense, onde era justo o pedido deles ao executivo e legislativo e mereceram a aprovação do projeto por unanimidade. Em seguida fez um comentário sobre a ONG Sociedade Esportiva de Inhuma – SEI que fez um convenio com a prefeitura de Inhuma para promover o esporte inhumense, mas na verdade serve só para cabide de emprego, pois não se vê nenhum campeonato mais em Inhuma para ocupar os jovens de Inhuma e tirar do mundo das drogas que esta gritante em nossa cidade. Então fica o município jogando o dinheiro pelo ralo. A limpeza é outro ponto de criticas da sociedade inhumense onde estar um caos a cidade suja; tinha uma empresa que recebia altos valores mensais para cuidar da limpeza da cidade, mas não resolveu o problema e as pessoas que trabalharam nela foram enganadas e não recebiam o salário mínimo e ai entraram na justiça do trabalho para resgatar seus direitos e um dos compromissos de campanha do atual gestor era melhorar a limpeza do município então ele mentiu enganou a todos aquelas pessoas que confiaram nele que pregava a mudança de inhuma. Tivemos muitos anos sem governo em Inhuma, mas recentemente o governador Wilson Martins veio entregar varias obras importantes para nossa cidade, mas o brilho dessas obras foi ofuscado pelas pessoas que administram o município com gestos mal educados e palavras constrangendo pessoas principalmente da região das Baixas e no mundo globalizado com os avanços tecnológicos ninguém merece gestores mal educados que para falar de construção de banheiros nas Baixas, por exemplo, tiveram que expor de forma deselegante os moradores daquela região, é triste e vergonhoso temos um gestor desses na administração municipal. Outra coisa feia foi autoridades serem vaiadas por uma minoria de simpatizantes do prefeito, cadê a educação dessas pessoas como é que tem autoridades estaduais e federais no evento e fazem isso; o que eles vão pensar dos inhumenses. Logo após falou a vereadora Aparecida que cumprimentou os agentes de saúde e disse que são pessoas muito importantes para Inhuma, parabenizou a classe pela aprovação do projeto deles, em seguida agradeceu ao governador por sua vinda e melhor ainda com a entrega de varias obras de impacto para o município. Ela lembrava que sempre andou pela PI 227 por morar nas Baixas e ter que deslocar para a sede do município e essa obra tinha iniciado o projeto no governo W Dias, mas foi Wilson Martins que realizou a obra de fato e vai beneficiar muitas famílias de Inhuma. Outra obra importante foi à ampliação do polo Luís Leal da Universidade Aberta do Piauí em nossa cidade onde lembro muito bem do emprenho da professora Adamir e do prefeito Dr. Alilo que acreditaram no projeto de criação dos polos e participamos de uma reunião eu a vereadora Vilani, professora Adamir e Dr. Alilo em Valença para a implantação desses polos em parceria com a Universidade Federal do Piauí e poucos prefeitos participaram dessa reunião, mas Inhuma acreditou e trouxe o polo que antes era do município e agora o atual prefeito entregou para o estado e foi feita a ampliação com perspectiva de novos cursos. Outra coisa importante foi o secretario estadual de educação Atila Lira que autorizou através de um pedido para as comunidades inhumenses e esta sendo implantado na escola João de Deus Carvalho 04 cursos técnicos profissionalizantes com 04 turmas de 50 alunos; os cursos são: segurança do trabalho, meio ambiente, administração e eventos. As aulas serão a distancia em dias alternados e os professores do Instituto Federal Tecnológico do Paraná em parceria com a SEDUC. A sala de vídeo conferencia já esta montada e as aulas começam em fevereiro de 2012, outro programa que o secretario autorizou foi pro jovem trabalhador onde as pessoas participarem vão receber uma bolsa de R$ 100,00. Então são muitas ações que o governo do estado esta realizando em Inhuma, mas fiquei triste com a atuação do prefeito que em vez de pedir mais melhorias para Inhuma ficou foi falando que os vereadores criticam a gestão dele. Mas nos criticamos o que é errado e parabenizamos o que for certo, por exemplo, a reforma da rodoviária é bom para Inhuma, mas estamos sabendo que os pedreiros não estão mais trabalhando porque a firma não os pagou então isso é errado. Outra coisa que quero informar foi sobre uma reunião que teve na região das Baixas com palestras para as pessoas e uma das palestrantes foi a estudante de pedagogia da Universidade Aberta em Inhuma a Sra. Josileia Morais que fez uma brilhante palestra para os presentes.

Informativo do Legislativo de Inhuma 20.11.11 Parte 02


Em seguida falou Marcos Antônio que parabenizou os agentes de saúde pela conquista e solicitou que fosse criada a lei para nomear as ruas da cidade que estão sem nome constando apenas projetada. Falou sobre as contas do município que constantemente estão sendo bloqueadas pela justiça para pagar precatórios. Saudou a vinda do governador Wilson Martins com a entrega das obras e ficou constrangido com alguns episódios acontecidos na ocasião, mas não vem ao caso polemizar. As obras são de muita utilidade para o município. Pediu ao presidente que fosse votada a lei que cria a secretaria do meio ambiente e disse que o município foi penalizado porque ainda não tem esse órgão. Falou sobre a operação contra as drogas que aconteceu na região de Picos e Oeiras e que em Inhuma como falou a vereadora Vilani às drogas estão por todos os lados preocupando os pais e se essa operação chegar aqui será bem vinda. Em seguida falou o presidente Evaldo que cumprimentou a todos os presentes principalmente os agentes de saúde, mas estava sentido falta de um agente que esta trocando a função pela de repórter, mas parabenizava toda a classe porque também é do quadro da saúde e sabe do esforço que eles fazem para exercer suas funções no município. Muito justo o pedido feito e aprovado por unanimidade pelos vereadores e ainda tem gente que fala que vereador não faz nada. Falou sobre a vinda do governador e aplaudiu as obras, mas lamentou que o poder legislativo não pudesse falar na mesa de honra das autoridades na UAPI. Mas na verdade fui vetado porque a primeira dama do município insistiu em falar e como o tempo era pouco tiraram o representante dos vereadores para colocar a secretaria municipal de educação; mas se eu tivesse falado, diria que essa obra da PI 227 foi a maior obra que inhuma recebeu do governo do estado com o governo federal avaliada em mais de R$ 11 milhões; esperava uma grande recepção para o governador, mas, o que vi foi um rasga rasga primeira dama correndo e o celular caindo e pessoas disputando espaço ao lado do governador. As obras inauguradas são de competência do governo do estado e não do prefeito que fica querendo tirar proveito para conquistar votos; a única obra municipal que o governador visitou foi a Unidade Básica de Saúde do bairro liberdade que com meu empenho quando secretario na época consegui trazer o recurso para Inhuma e já esta em fase final. Na solenidade foi citado varias vezes o nome do engenheiro Rufino, mas que o nome do prefeito e para minha tristeza no evento o despreparo vergonhoso desse prefeito em seu discurso que fez vergonha para os inhumenses e para as autoridades de fora que participaram do evento, onde ele falou tanta abobrinha e tentava finalizar o discurso por varias vezes e não conseguia emendando com mais abobrinha e um amigo meu prefeito de outra cidade perguntou como é que Inhuma elegeu um representante como esse despreparado e o prefeito de Inhuma continuava a falar mais abobrinha e ainda foi querer denunciar para o governador achando que ele iria concordar com suas denuncia que os vereadores ficavam criticando e falando mal dele chamando de corrupto, mas esses vereadores iria provar na justiça e se na gestão dele tivesse corrupto ele demitiria na mesma hora; mas o governador em suas palavras disse que a função do vereador e deputado e essa mesmo fiscalizar e criticar o prefeito e o governador e que ele tinha que endurecer o coro e aguentar as lapadas e se não quisesse passar por isso que não entrasse na politica, pois além da câmara tinha os tribunais e promotores que são mais duros. Uma pessoa dessas em vez de pedir mais obras e melhorias para o município só falou bobagens e ainda acompanhou nas bobagens a primeira dama em seu discurso demagogo dizendo que o marido dela era humilde e quando ia para escola carregava uma sacolinha de rapadura com um pouquinho de farinha, meu Deus que discurso é esse para um governador e para piorar o prefeito ainda falou mais besteira dizendo que tinha feito uns banheiros nas Baixas, emenda deixada pelo ex-prefeito Dr. Alilo através do saudoso Mussa Demes ai falou que era medida de saneamento básico e exemplificou constrangendo os moradores das Baixas falando que antes dos banheiros as pessoas daquela região faziam cocô colocavam numa sacolinha girava e jogava no mato, pelo amor de Deus que discursos é esse; olha tem que preparar melhor esse cidadão quando for representar Inhuma para autoridades estaduais e nacionais. Sobre a reforma da rodoviária a obra esta parada estamos no 3º ano de governo desse prefeito e já foi liberada uma parcela para essa reforma no valor de R$ 38.000,00 e a obra esta parada o que se sabe é que colocaram uma firma sem credibilidade onde os pedreiros não recebem o salario e muitos já entraram na justiça; mas as palhas de buriti estão no jeito se precisar cobrir. E no próximo ano é só politica todo o dinheiro que chegar a Inhuma é para acordos políticos. Outra questão e a saúde que mais uma vez venho criticar e o vereador Marco Antônio pediu um aparte e disse que estava vindo uma auditoria do ministério da saúde para ver as contas de 2009 a 2011 e que a equipe é preparada e todos nos vamos ver os resultados em breve; Evaldo agradeceu e disse que já estava sabendo que o ministério publico local pediu essa auditoria. Mas como falava antes a saúde esta ruim aonde o cardiologista e o ortopedista não vem mais e essa auditoria também vai fiscalizar minha gestão como secretario de saúde em 2009, mas as licitações, contratos e portarias não eram assinados por mim, mas pelo prefeito. O ultimo a falar foi Odilon que em relação às palavras do vereador Marco Antônio disse que o município tinha sido penalizado por não ter a secretaria municipal do meio ambiente acho que não é correto porque tudo o que uma secretaria do meio ambiente vai realizar pode muito bem ser feito pelo departamento do meio ambiente do município e ainda tem um diferencial que é a economia de aproximadamente R$ 50.000,00 que é o gasto mensal de uma secretaria desse porte se for criada. Parabenizou os agentes de saúde e disse que eles são organizados e estão comemorando uma conquista diferente dos professores que há alguns anos atrás comemoraram uma derrota de um projeto feito por alguns vereadores em relação a seus benefícios futuros e através do poder de convencimento da secretaria de educação que pediu que o beneficio não fosse aprovado na época a maioria dos vereadores não entenderam e votaram contra. Sobre o pedido da lista de funcionários da ONG SEI ele constatou que no próprio convenio tem clausulas que obrigue o prefeito a cancelar o convenio, pois esta ONG nunca prestou conta dos valores recebidos pelo município e nunca recolheu o INSS dos funcionários. Então tem que cancelar o convenio e pedir que a ONG devolva todo o dinheiro para os cofres públicos. Isso é corrupção e gera improbidade administrativa e estou falando isso porque em seu discurso para o governador quando veio entregar as obras o prefeito falou que se em sua gestão tivesse algum corrupto ele demitiria na mesma hora; então espero que ele faça isso o mais rápido possível. E ainda vou entregar para o ministério publico essa denuncia.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dona Duca Faleceu Dia 20/11

Faleceu dia 20/11 por volta de 01:00h a senhora Luiza Leal Nogueira mais conhecida por Tia Duca. Ela muitos anos estava em uma cadeira de rodas mas sempre conversava com as pessoas que passavam pela porta de sua residência; tinha 98 anos e completaria 99 dia 04 de dezembro. Era esposa do Sr. Irineu que também ja faleceu a muito anos atrás pessoa muito conhecida em Inhuma. O enterro foi hoje 21/11 às 09:00h. Ela deixa 03 dos 05 filhos: Francisco, José da Cruz e Mercês, dois ja faleceram Tancredo e Irene e muitos netos e bisnetos.

XIII Noite Cultural do João de Deus Carvalho




A escola estadual João de Deus Carvalho vai realizar sua 13ª Noite Cultural onde tem o objetivo de fazer uma retrospectiva historica da cultura inhumense; dividida em decadas anos 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 2000. As festividades acontecem nos dia 24 e 24 de novembro no poliesportivo Mussa Demes e José Generosa e o baile no dia 25/11 às 21h no Inhumense Clube com a escolha do garoto e garota JDC 2011. As diretoras Helena Alves e Rosa Adriano estão com grande espectativa do evento porque vai mostrar muitas coisas interresantes do cotidiano de Inhuma nesses anos e espera que muita gente possa conferir o evento.

Cursos Profissionalizantes

O municipio de Inhuma foi contemplado através de um pedido da vereadora Aparecida com 04 cursos tecnicos profissionalizantes em uma parceria do governo do estado do Piauí atraves da secretaria estadual da educação com o Instituto Federal Tecnologico do Paraná. Os cursos serão na modalidade a distancia e terá uma aula presencial por mês. a duração do curso é de 02 anos e será alternada as aulas durante a semana; a sala de video conferencia ja esta montada na escola João de Deus onde serão minstradas as aulas que estão previstas para iniciar em Fevereiro de 2012. O professor Reinaldo coordenador dos cursos falou ainda que a partir do dia 28 de Novembro já vai estar disponivel os cursinhos populares de pre-vestibular gratuito. Todos os dias os professores estarão apresentando as aulas através de video conferencia começando rigorosamente às 19 h até as 22h e a frequencia também vai ser cobrada com rigor. Outra noticia boa foi a implantação do projovem trabalhador que envolve pessoas que não concluiram o ensino fundamental e tem idade de 19 a 28 anos onde o coordenador informou que foi liberado 04 turmas de 50 alunos e todos eles vão receber uma bolsa de R$ 100,00 como incentivo. Estiveram presentes na reunião além de Aparecida, vereadora Vilani, e Manoel da Emater.