quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Cia de Teatro Cultura Viva Faz Apresentação

A Cia de Teatro Cultura Viva fez uma apresentação no Inhumense Clube dia 09 de dezembro deste ano. Foram duas peças com temas nordestinos onde abordava críticas do sofrimento do povo do nordeste. Participaram do evento atores da companhia de teatro de Valença e de Picos. Muita gente foi conferir o evento que foi inédito por ter sido realizado por iniciativa da própria Cia de Teatro sem ajuda do poder público e que existe em Inhuma a mais de 04 anos. O grupo começou com o apoio da gestão anterior que realizou uma oficina de teatro para capacitar pessoas de Inhuma no centro cultural Francelino Sousa Araújo. Uma pessoa que contribuiu muito foi o ator Flavio Guedes da companhia de Picos, que passou muito de seu conhecimento para os atores inhumenses; ele foi contratado pela professora Adamir Leal e ministrou a oficina no centro cultural com apoio da chefe de departamento de cultura Marcela Araújo e então foi criado a companhia de teatro de Inhuma "Cultura Viva", ganhando vários prêmios no Piauí e em outros estados como Ceará e Pernambuco e Maranhão. A companhia teve o provilégio de fazer uma apresentação no ano de 2007 em uma cidade piauiense onde quem assistia era o famoso escritor piauiense Assis Brasil que gostou muito da peça.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Donos de Bares da Rua São José Organizam o Reveillon

Os donos de bares da rua São José em Inhuma estão organizando o reveillon 2010 com boas pespectivas de vendas. O proprietário do Trailler Gela Guela falou que já pagou a licença para a policia militar e pediu reforço policial iclusive de Valença pois é nessa rua que terá o maior fluxo de pessoas e veiculos no dia do evento. Ele informou ainda que é para ter dois paredões grandes fazendo a sonorização e estão cogitando a presença de uma banda de swingueira.

Natal No Salú

A professora Olivia Ferreira e amigas organizaram um natal diferente para as famílias do bairro Salú. Ela visitou alguns estabelecimentos comerciais e algumas pessoas com boa condição financeira e pediu apoio para realização do evento que foi um sucesso. Olivia arrecadou alimentos, brinquedos e um bom dinheiro para fazer a festa no bairro. Todos os moradores participaram da festa e na ocasião foram distribuido os brinquedos para as crianças e os alimentos para os pais. A festa foi realizada sem participação do poder público e a iniciativa foi dos moradores juntamente com a professora Olivia e amigas.

Festa de Natal Com Lagosta Bronzeada

O natal de Inhuma deste ano foi bastante movimentado. O Sr. Tercílio proprietario do quiosque Asa Delta em parceria com Wilton Promoções e a Popular Fm realizaram uma festa dia 24.12.09 com a banda Lagosta Bronzeda do Ceará no Inhumense Clube. Muita gente foi conferir o show e a galera cantou junto com a banda sucessos antigos e novos. Muita gente de Valença, Ipiranga, Oeiras estavam na festa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Policia Faz Blitz em Inhuma

Policiais militares de Inhuma, Valença e Ipiranga do Piauí realizaram hoje 14.12.09 pela manhã uma blitz sob o comando do Tenente Deusdete da Companhia policial de Valença. Segundo o Tenente a blitz era educativa onde os policiais abordaram alguns motociclistas em frente a delegacia de Inhuma e duas viatura sendo uma de Valença e a outra de Ipiranga na procura de motos sem acessórios obrigatórios como: placa, retrovisor e aquelas que tem o cano de escapamento turbal que faz barulho que é proibido por lei. Algumas motos foram detidas na delegacia para que fossem colocadas de acordo com as exigências do Tenente. Os condutores foram notificados para comparecerem a escola João Amilton para uma palestra com o Tenente e alguns policiais onde eles explicaram as normas de transito para os condutores e o motivo da blitz pois receberam informações na última reunião que ocorreu na Câmara Municipal de Inhuma com a presença do delegado local e várias autoridades municipais que muitos jovens estavam fazendo direção perigosa e muito barulho nas ruas. Então o comando regional de Valença esta tomando providências no sentido de contornar as reivindicações. Tenente Deusdete disse para os policiais não permitirem esse tipo de escapamento barulhento nas motos e que as pessoas abordadas tem que tirar e colocar o escapamento original de fábrica e os retirados tem que ser levados para delegacia de Inhuma para serem encaminhados para Valença e se as pessoas insistirem apreender a motocicleta; no final os condutotes das motos detidas foram até a delegacia para ajustarem as motos para serem liberados. Alguns cidadãos de Inhuma aprovaram a blitz só questionaram a respeito de alguns policiais abordarem as motos em local privado sem nenhuma ordem judicial e motos paradas sem nenhum condutor ou proprietario para dar explicações sobre a mesma. pois a cidade não tem sinalização adequada e para que a lei seja aplicada e cobrada primeiro deve ter a sinalização seguindo as normas do Denatran.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Concurso Prefeitura de Inhuma

Dia 13 de dezembro de 2009 domingo será realizado o concurso público da prefeitura de Inhuma. Para as pessoas que vão fazer as provas entrem no site do Instituto Ludus para conferir onde será as provas. O concurso teve várias denuncias feitas ao ministério público local, devido a alguns problemas na hora de efetuar a inscrição pela internet, pois algumas pessoas faziam a inscrisão para uma determinada área e na homologação constava em outra. o exemplo mais ocorrido foi o de uma candidato realizava inscrição para auxiliar de serviços gerais e no boleto constava todos os dados corretos mas na homologação a pessoa aparecia como se estivesse concorrendo a vaga de professor classe A. Veja o local da prova no link: WWW.INSTITUTOLUDUS.COM.BR .

Casamento Dep. Mainha


O deputado federal Mainha casou dia 30.11.09 com Celina Lages; a recepção foi no Rio Poty Hotel e um dos convidados ilustre foi o prefeito de Capitão de Campos Moises Barbosa acompanhado de sua esposa Lidiane Ibiapina Barbosa. No evento o prefeito fez pose ao lado do noivo e com várias autoridades estaduais e nacionais como os Desembargador Horoldo Herem, deputado federal ACM Neto da Bahia, senador Heraclito Fortes e Dr. Hugo Napoleão. Veja as fotos abaixo.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Festa Celebration



O apresentador do programa Inside da Tv Meio Norte Rivanildo Feitosa realizou uma grande festa dia 20.11.09 para comemorar 10 anos de programa no espaço Antonius. O nome da festa era "Celebration" e quem animou a festa foi o cantor Sidney Magal. Muitas celebridades do Piauí estiveram presentes no evento e delas alguns inhumenses participaram do evento como o Dr. Alilo Leal e sua esposa Socorro Leal, a Dra. Noelia Leal e seu esposo Sérgio Rêgo e a Dra. Ivana Leal; veja as fotos abaixo:









terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Flamenguistas de Inhuma Fazem Carreata

Os flamenguistas de Inhuma organizaram uma grande carreata depois do jogo que deu a vitória de hexacampeão no último domingo 06.12.09. Eles sairam da churrascaria do Capulim descendo pela rua Marcos Parente passando pelo bar do Zé Airton, trailer Gela Guela, Rodoviária e encerrando no Gela Guela. Muitos flamenguistas assistiram o jogo no Bar do Capulím e do João Bosco e no final a folia foi grande pois a espera do título depois de 17 anos deixou os torcedores eufóricos. Depois os torcedores reuniram-se no corredor da folia de Inhuma que é a rua São José nas proximidades do trailer gela guela, às 21:00h logo após o encerramento da tradiconal missa do domingo. Veja as fotos no link abaixo:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Natal Cultural e Beneficente

A Associação dos Artesãos de Inhuma -AARTI e a escola de ballet de Inhuma realizaram o I Natal Com Arte de Inhuma, sábado 05.12.09 no inhumense clube, com o objetivo de valorizar e divulgar as potencialidades dos artista do municipio e a auto estima dos mesmos com a geração de emprego e renda através de exposição de arte natalina, danças: balé classico tema natalino, recitação de poesias, show de calouros e concurso do mais belo presépio. Para entrar as pessoas tinham que entregar 1kg de alimento não perecível onde serão confecionadas cesta básicas para familias carentes. Teve também apresentação o grupo de teatro Cultura Viva com a peça "O Nascimento de Cristo", no concurso do presépio mais bonito concorreram Dona Zuita que tirou o 1º lugar, Luzia Rodrigues 2º e Luiz Gustavo em 3º; no final teve a apresentação do Grupo Show da Noite com Luiz de Castro cantando musicas românticas. Muita gente prestigiou o evento; Veja as fotos no link abaixo:

Festejo do Buriti Cumprido


Esta acontecendo desde sexta-feira 04.12.09 o festejo da localidade Buriti Cumprido, a padroeira é Nossa Senhora da Conceição e a programação religiosa esta sendo realizada todos dias com missa novena. Muitas barracas estão montadas e a animação ficou por conta de Cristiano Stylo Dance sábado 05.12.09 na churrasacaria do Dedé. Amanhã é o dia da santa e os festejos será encerrado com missa e logo após o tradicional leilão.

sábado, 5 de dezembro de 2009

As Provas do Enem 2009 Serão Realizadas em Inhuma


O município de Inhuma vai realizar as provas do enem hoje sábado 05.12.09 e domingo 06.12.09. As provas serão nas escolas Arlindo Cipriano Leal e João de Deus Carvalho das 12:00h até as 16:00h e no domingo das 12:00h até as 15:30h. As provas chegaram na sexta-feira no correios aqui de Inhuma e estão sobre forte proteção policial devido os últimos problemas que aconteceram sobre a nivel nacional.

Helena é Reeleita Diretora do João de Deus

A professora Helena foi reeleita como diretora da unidade escolar estadual João de Deus Carvalho; a eleição aconteceu durante todo o dia 03.12.09 na escola e nos dois anexos que ficam localizados nas localidades Baixas do Maranhão e Roque e encerrando às 20:00h. Muitos alunos e professores foram até as escolas para votarem em seus candidatos e na parte da tarde o clima esquentou causando uma pequena tensão entre as candidatas. A eleição movimentou muita gente do município que estava no mesmo ritmo de uma eleição municipal ou estadual com muita gente na escola aguardando o resultado final. As apurações iniciaram por volta das 22:00h com a presença de funcionários da 7ª GRE de Valença os senhores: Edigar e Alba; como fiscal estavam as funcionárias da escola Ana Maria e Aurileide Sousa. O resultado da votação foi o seguinte:
Localidade Baixas: Helena ..-:49 Jesus-- -:51 Brancos – 01 Nulos - 01
Localidade Roque: Helena –: 60 Jesus – :88 Brancos - 03 Nulos – 02
Sede da escola: Helena ...– :423 Jesus–: 122 Brancos – 01 Nulos – 08
Total.......................... : 532.......... :261..............: 05.............:11
Diferença de votos entre as candidatas: 271

Logo após o resultado final os alunos foram parabenizar a professora pela vitória e todos saíram da escola fazendo uma passeata pelas ruas de Inhuma dirigindo-se até o trailer Gela Guela para comemorar. Veja as fotos abaixo:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Camara de Vereadores

A última sessão da camara de vereadores de Inhuma 30.11.09 foi bastante polêmica onde alguns vereadores comentaram sobre o esporte e saúde. O vereador Odilon Cardoso falou em tribuna que esta decepcionado com a atitude do poder executivo em não ajudar a Liga de Esporte de Inhuma - LEI e que até a presente data o órgão não recebeu nenhum benefício para poder da seguimento nas atividades esportivas. O vereador também falou que visitou o Hospital Municipal Inhazinha Nunes no último final de semana e muitos doentes que estavam internados tiraram o próprio soro e foram para casa revoltados pela falta de médico no hospital durante o final de semana. Ele cobrou providências nesse sentido do poder público municipal pois isso já esta acontecendo a algum tempo inclusive com denuncias feitas para os canais de televisão do Piauí onde na hora estava presente o Secretário Estadual de Saúde Assis Carvalho.

Missa de Encerramento da Semana Missionária

Foi com grande estilo que o acerbispo do Piauí Dom. Sérgio encerrou a semana missionária de Inhuma. A missa foi no domingo 29.11.09 às 18:00h ao ar livre no pátio frontal da Igreja de São José, teve a participação de muitos padres da região inclusive entre eles dois inhumenses: Vanderlei e Francimilson que atualmente esta no santuario de Santa Cruz dos Milagres. Muita gente participou da missa ouvindo a palavra de evangelização de Deus. no final o pároco Pe. Edivaldo Barbosa agradeceu a todos pelo empenho que fizeram para a realização do evento e a pela participação dos fieis que sempre estavam presentes nas missas e reuniões durante a semana missionária; agradeceu também a Dom Sérgio pelos dias em que ele estava na cidade presidindo o evento religioso e disse até que de certa forma Inhuma se tornava sede da Arquediocese durante este dias em que ele estava na cidade. Dom Sérgio antes de encerrar a missa falou que estava satisfeito com a semana missionária de Inhuma e que gostou da presença de muitos fieis durante toda a programação do evento; falou da imporancia de um evento desta natureza para o município e que as visitas feitas na delegacia, hospital e câmara de vereadores foi muito proveitosa para que a Igreja possa contribuir mais ainda para o desenvolvimento do município. Ele estava emocionado com a presença de sua mãe em Inhuma nesse dia pois ela não mora no Piauí e de um padre que mora em uma cidade no estado de São Paulo que ordenou junto com ele na época e que achou os inhumenses muito receptivos e acolhedores. A paróquia de São José presenteou o bispo com um quadro pintado pela artista plástica Agnélia Veloso e o bispo gostou muito e agredeceu pelo presente. Veja as fotos abaixo:







Eleição do João de Deus

Esta acontecendo hoje na unidade escolar estadual João de Deus Carvalho a eleição para escolha da nova diretoria da referida escola. Estão concorrendo para o cargo as professoras Helena e Jesus Morais; o clima esta tenso no momento e a eleição esta bastante disputada recebendo muitos votos dos alunos e professores.