sábado, 31 de outubro de 2009

II Expoalpi

A escola da rede particular de ensino de Inhuma "Alpha Inhumense" realizou dia 28 e 29 a II Expoalpi; uma exposição onde abordava temas relacionados com as riquezas em todas as areas do Piauí e de Inhuma. Foram abordados temas na área de história, geografia, física, química e outras. A organização foi dos professores assessorados pelos alunos e tudo coordenado pela diretora Lucicleide, outro ponto importante é que a exposição conta ponto para ano letivo dos alunos e o encerramento foi no dia 29.10.09 com um bingo de um celular, bebidas e comidas típicas e um show com Cristiano Stylo Dance.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vereadora Lamenta Pela Estadualização da UAPI de Inhuma

A vereadora Vilani lametou hoje na sessão da câmara sobre a estadualização da Universidade Aberta do Piauí Polo Inhuma; ela falou para seus pares que o órgão foi estadualizado através de um convênio firmado entre a prefeitura de Inhuma e o governo do estado por 10 anos. Os vereadores da situação disseram que não estavam sabendo da estadualização da universidade de Inhuma mas estavam de acordo com a vereadora e confirmaram que foi uma grande perca para Inhuma e que ao final da sessão iriam procurar o prefeito para saberem mais sobre o assunto. Vilani disse que isso não poderia ter sido feito sem o consentimento do poder legislativo, porque ainda em dezembro de 2008 foi criada e votada uma lei municipal para instalação da universidade no município. A vereadora aproveitou também para falar sobre o problema dos canais de televisão local do municipio que frequentemente estão sendo interrompidos e as vezes mudado a retransmissão das emissoras de canal provocando confusão ao povo inhumense; ela disse ainda que coincidentemente a globo local saiu do ar por duas vezes justamente quando a cantora Stefhany que esta ecoando o nome de Inhuma em todo o Brasil, faria participação na programação nacional da emissora: Caldeirão do Huck e Turma do Didie, pois este serviço é pago com dinheiro público e merece mais respeito a sociedade de Inhuma. Segundo ela isso é caso para ser levado para o ministério público.

Moradores do Bairro Araxá Reclamam do Acumulo de Água das Chuvas


Os inhumenses que moram no bairro Araxas que fica próximo a BR 316 e ao posto de combustivel valadares estão reclamando do acumulo de água que acontece durante as chuvas. Segundo eles depois que foi feita uma terraplanagem na rua pararela a BR esta ocasiando alagamento quando chove porque o nível da obra não esta fazendo com que a agua seja escoada e com isso fica uma lagoa e um lamaçal que pode provocar doenças e a dificuldade dos moradores de se locomover pela rua. Outra questão é que se a chuva for muito forte poderá entrar agua nas casas próximas a rua. Eles pedem que as autoridades resolvam o problema mais rápido possível porque o inverno esta chegando.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Parabens Servidores Publicos Inhumenses

A equipe do Inhuma News deseja a todos os servidores públicos inhumenses parabéns pelo seu dia, e que a cada dia todos possam desempenhar suas atividades com muito êxito, ética e atenção.

Inhumenses nos Cursinhos

Os inhumenses estão estudando muito para o concurso que será realizado dia 13 de dezembro 2009 promovido pela prefeitura; são 103 vagas em diversas áreas e a maioria das aulas estão acontecendo na escola Arlindo Cipriano Leal, antiga CNEC; tem cursos de matemática e português.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mais Uma Vez o Sinal Local da Globo Saiu do Ar


Coincidentemente mais uma vez o sinal local de tv da globo do Rio saiu do ar novamente justamente no horário onde seria exibido participação da cantora inhumense Stefhany no programa "A Turma do Didi"; a cantora fez uma belíssima participação atuando como atriz e depois cantando um de seus sucessos e infelizmente os inhumenses que não tem antena parabólica ficaram sem poder ver a atuação de Stefhany com o Didi. Logo após o programa ter encerrado o sinal voltou a funcionar normalmente. Mas veja o video abaixo na íntegra para quem quiser conferir.

Depois de Muitas Mortes Colocaram Quebra Molas Hoje

O DNIT esta colocando hoje 25.10.09 quebra-molas na BR 316 no KM 240, onde fica o acesso ao município de Inhuma. Depois que várias familias da cidade perderam parentes há mais de 30 anos quando transitavam pela BR só agora estão construindo os quebra-molas. Muitas máterias foram publicadas em sites do Piauí; falando que o DNIT em parceria com o município construiriam ainda esse ano uma rótula na entrada de Inhuma, mas a rótula foi convetida em dois quebra-molas. Curiosos que passavam pela BR onde a obra está sendo feita falavam que foi preciso morrer uma pessoa rica recentemente para poderem tomar as providências. O fluxo de veículo na BR é grande e como o trecho é uma reta com ladeiras dos dois lados favorece que os condutores passem em alta velocidade e provocando os acidentes. Veja as fotos abaixo:

sábado, 24 de outubro de 2009

Homem Encontrado Morto em Inhuma

Foi encontrado morto hoje 24.10.09 em sua residência o jovem Francisco de Jesus Sousa, mais conhecido como Titico; ele tinha 29 anos e morava na rua Carmino Paraiba, n. 247. Titico era dono de um bar que ficava em um salão ao lado de sua residência. Ele sofria de ataques epileticos e bebia muito. Na quarta-feira a noite vizinhos falaram que ouviram ele chamar por um nome pedindo ajuda mas ninguem foi conferir o que passava, então hoje por volta do meio - dia alguns vizinhos chamaram a policia e informaram que tinha um mal cheiro próximo a casa de Titico e quando os policiais abriram a porta encontraram o corpo dele já em estado de decomposição; eles acham que Titico morreu na madrugada de quarta para quinta-feira. O corpo estava no banheiro e ele se encontrava de bruço caido no chão um cheiro muito forte espalhou por toda a casa. O médico de plantão do hospital foi até o local para ver o cadaver e muitos presentes falaram que ele sofria de ataques epileticos e estava bebendo muito, falaram também que ele estava com depressão e nesses ultimos dias não saia de casa. O corpo dele ficou tão inchado que quase não conseguiram retira-lo do banheiro foi preciso tirar a porta e abrir mais as paredes para poder leva-lo até o carro. Os familiares dele são do povoado Cupins e queriam sepultar ele por lá mas o médico disse que era melhor fazer o sepultamento na sede de Inhuma pois o corpo já estava em processo decomposição bastante elevado e então resolveram sepulta-lo no cemitério do bairro Sossego sede de Inhuma. Não foi possível também coloca-lo em um caixão porque não tinha nenhum que pudesse coloca-lo nem em comprimento como largura. Veja as fotos abaixo muito fortes:










































Escolinha IEI de Inhuma Realiza Gingana Cultural 2009

O Instituto Educacional Inhumense realizou ontem 23.10.09 a primeira etapa da Gincana Cultural 2009; são três equipes que estão disputando jogos e tarefas são elas: Parraxaxa, Tradição Nordestina e Mandacaru. Muita gente participou do evento e a animação ficou por conta do Pancadão Lazer Som. A segunda etapa acontece no próximo final de semana.

Universidade Aberta do Brasil Inhuma Estadualizada


A Universidade Aberta do Brasil de Inhuma que foi um sonho conquistado pela professora Maria Adamir e o Dr. Alilo Leal foi estadualizada nesta semana. Segundo informações o órgão agora é de responsabilidade da Universidade Federal do Piauí juntamente com o governo do estado.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

As Inscrições do Concurso da Prefeitura de Inhuma Continuam

As inscrições para o concurso público da prefeitura de Inhuma continuam; veja o edital e faça sua inscrição on-line no link abaixo:
http://www.institutoludus.com.br/

Stefhany na Globo Novamente



A cantora vai ao ar na globo participando do programa "A Turma do Didi". Ela estava no Rio de Janeiro acompanhada da sua mãe Nety e foi gravar no Projac. O programa será exibido ainda neste mês de Outubro. Stefhany que já adquiriu a maioridade comemorou a data com sua familia em Inhuma.









domingo, 18 de outubro de 2009

Conferencia da Cultura de Inhuma

Foi realizado em Inhuma uma conferencia da cultura nos dias 14 e 15.10.09, no Centro Lar de Iris. Técnicos da Fundac participaram da mesma e falaram um pouco do novo processo de cultura que o Brasil está implantando. Nessa conferência participaram membros da sociedade, artistas, políticos, ongs, assossiações e populares onde tiveram voz criticando e sugerindo temas para discurssão e objetivando metas para serem cumpridas pela frente. Várias sugestões foram mostradas para todos os presentes e os técnicos da Fundac puderam opinar sobre o assunto seguindo as normas do MinC. Ná ocasião foi colocado várias ideias que foram discutidas por vários artistas em anos anteriores e que por força do tempo não puderam serem concretizadas, pois quando se fala de cultura no Brasil só agora é que está avancando os projetos para gerar verbas para os estados e municípios poderem investir na cultura. No Brasil que tem mais de 500 anos foi realizado a 2ª conferência nacional de cultura no ano de 2006 e no Piauí somente uma e é claro agora sim os municípios podem pensar em realizar a sua como é o caso de Inhuma; e o técnico Jairo falou que a população de Inhuma esta no caminho certo e até elogiou uma inhumense que estava presente, que exerceu função importante na cultura de Inhuma e que no depoimento dele falava do empenho dessa inhumense para levar mais conhecimento e atrativos para melhorar a cultura do município e que a mesma participou do 1º congresso latino-americado de cultura realizado em Brasilia que fez história no Brasil e ficou marcado e com o empenho dela abriu as portas de Inhuma para que a Fundac pudesse dar apoio na cultura do município. Foram muitas as parcerias realizadas entre Inhuma e a Fundac onde a presidente Sônia Terra e o diretor Chagas Vale foram conferir de perto as tradições inhumenses na V Semana Cultural no ano de 2007 e levaram para implementar o evento o grupo Coisa de Negro de Teresina. O técnico perguntpou ainda sobre a modernização das bibliotecas e a ex-chefe do departamento de cultura de Inhuma a Sra. Marcela Araújo disse a ele que o município foi comtemplado com o programa e que os 2000 livros chegaram este ano. Ná epoca o Dr. Alilo foi ao Rio de Janeiro receber a órdem de entrega dos livros pelo ministro Gilberto Gil no auditório da biblioteca nacional. E para finalizar suas palavras Jairo falou para todos os presentes que em Inhuma estava andando tudo certo mas que para melhorar e agilizar a contemplação de verbas nacionais e estaduais para os municípios, tem que ser criada a Secretaria Municipal de Cultura nos mesmos. O plano nacional de cultura esta com projetos onde tenta tirar dos recursos que são destinados para os municipios 2% a nível federal, 1,5% a nível estadual e 1% a nível municipal.

Festejos do Forte

Esta acontecendo desde o dia 16.10.09 os festejos da localidade Forte que fica a 19 km da sede de Inhuma. O Forte é uma das localidades de Inhuma bem populosas perdendo somente para o Roque e as Baixas. O mês de outubro é marcado em Inhuma com muitos festejos; já aconteceram nas localidades Curral Velho, Roque e agora no Forte. Muitos ilustres visitam os festejos principalmente os politicos locais como é o caso do Dr. Alilo Leal que sempre está presente nos mesmos. O último festejo que ele participou foi o do Roque onde muitos correligionários o seguiram quando andava pelas barracas, e nesse final de semana ele estava presente na localidade Forte; também prestigiaram o festejos vereadores e membros da administração municipal. O padroeiro do Forte segundo alguns moradores agora é São Francisco pois foi construida uma nova Igreja na localidade e colocaram o nome do santo. Nas festividade ocorrem missas e o tradicional leilão e festas nos clubes locais. Este ano na churrascaria do Manelim quem animou foi a cantora Rosângela de Picos - PI. Muitos inhumenses aproveitaram o feriado do dia do Piauí para vir a Inhuma e prestigiar os festejos da localidade Forte.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

As Inscrições do Concurso Continuam

As inscrições do concurso da prefeitura de Inhuma continuam até o dia 26.10.09 faça a sua agora no www.institutoludus.com.br

Stefhany Domingo Legal Novamente

A cantora esteve novamente no programa Domingo Legal dessa vez com Celso Portioli, ela fez muito sucesso novamente cantando musica "Eu Sou Stefhany". No programa foi feito um breve resumo de sua carreira mostrando alguns videos dela participando do domingo legal e outros programas, mostrou também seus clipes e logo após Celso Portioli peguntou a ela o que tinha acontecido dia 09.10.09 e ela disse que era seu aniversário ai todos aplaudiram e cantaram parabens para cantora. Logo após levaram um bolo surpresa para ela com o crossfox em cima e uma boneca representando ela ao lado do crossfox. Depois Celso Portioli perguntou sobre a polemica das gravações do programa Esquadrão da Moda que comentaram nos meios de comunicação e ela disse que a gravação foi boa só que no momento que estavam querendo mudar o seu cabelo ela disse que não queria porque ela esta comecando agora e só quer mudar seu visual mais a frente; mas que as gravações vão continuar e em breve o programa vai ao ar no SBT. Celso agradeceu sua presença no Domingo Legal e desejou os parabens atrasado pra ela e que tivesse muito mais sucesso.

Acidente Em Inhuma


Aconteceu ontem 13.10.09 por volta das 23:40h um acidente envolvendo um corsa sedan preto placa de Arcoverde - PE e um ônibus da Princesa do Agreste na entrada de Inhuma BR-316 Km 240. O ônibus vinha no sentido Teresina - Picos e o corsa estava saindo da cidade para pegar a BR, o motorista do corsa não viu que vinha o ônibus que colheu o corsa pegando o lado do passageiro e o arrastou por 50 metros pela pista e parando no acostamento. Morreram na hora o motorista do corsa mais conhecido em Inhuma pelo nome de Silverado; ele era de Picos e comprava castanha, pois estamos na safra da mesma. O outro que morreu foi o jovem Francisco Geraldo de 20 anos que trabalhava com Silverado com carregador nos caminhões; ele era natural de Inhuma e morava no povoado Palestina à 04 Km da sede. O carro ficou bastante deteriorado e o ônibus apenas alguns amassados na frente. O motorista do ônibus acionou a PRF e a empresa para tomarem as providencias necessárias, ninguem do ônibus sofreu nada. Mas o carro esta detido para analise dos policiais e o motorista ainda vai prestar depoimento na delegacia de Inhuma. O corsa ainda se encontra na BR mais precisamente no acostamento próximo ao Posto de Gasolina que fica na entrada da cidade. O motorista do corsa foi levado por seu pai e esposa para ser velado em Picos. Esse acesso da entrada de Inhuma é muito perigoso e por várias vezes já foi solicitado do DNIT a construção de uma rótula devido os acidentes e os técnicos do órgão por várias vezes já realizaram as medições dizendo que vão fazer a obra e a ultima vez que vinheram foi a 08 dias atrás mas até agora nada de obra. Veja as fotos:























terça-feira, 13 de outubro de 2009

Morre Arlindo Cipriano Leal


Faleceu ontem por volta das 11:00h vitima de um enfarto fulminante, o Sr. Arlindo Cipriano Leal, era um homem integro disciplinado e que gostava muito do que fazia que era educar. Seu Arlindo como era conhecido foi uma pessoa muito influente em Inhuma e por volta da decada de 1960 foi vereador e no período chegou a assumir a presidência da Camara municipal; mas seu talento era na área da educação e com muito esforço conseguiu construir uma escola da CNEC - Campanha Nacional Escolas da Comunidade onde tinha como patrono o Sr. Felipe Tiago Gomes do Pernambuco. Seu Arlindo dirigiu a escola por muitos e muitos anos e sempre a frequentava mesmo depois do seu aposento. Ele amava muito a escola e muitas pessoas ilustres de Inhuma e do Piauí estudaram na CNEC de Inhuma. Seu Arlindo era também um homem muito religioso e sempre fequentava as missas; no mesmo dia de sua morte 12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida ele comentou pela manhã que iria assistir a missa em homenagem a ela, mas ele estava fraco e seus filhos pediram para ele não ir. Então por volta das 11:00h ele sentiu uma dor e seu filho mais novo Arlindo Junior o levou para o hospital mais ela já não resistiu e a médica de plantão falou que foi um enfarto. A escola da CNEC de Inhuma hoje pertence ao município e o prefeito na época Dr. Alilo fez uma homenagem colocando o nome da escola de Arlindo Cipriano Leal pelos relevantes prestimos do mesmo para o engrandecimento do município. Ele deixa sua esposa Socorro, os filhos José, Arlindo Junior, Margarida, Socorrinha e netos. Seu corpo foi levado para a escola que leva seu nome para uma homenagem muito bonita depois para a camara de vereadores onde teve uma sessão solene e logo apos para a Igreja de São José o qual era devoto. Ele foi enterrado no cemitério do sossego ao lado de seu irmão Ze Lino Leal e o primo Luis Leal.

sábado, 10 de outubro de 2009

Inhumenses Na Europa

A professora Adamir Leal o seu esposo Antonio Isidoro, sua filha Noelia Leal e o genro Sérgio Rêgo estiveram no mês de setembro deste ano em uma excursão para europa e visitaram as cidades de: Portugal, Alemanha, França, Holanda, Itália e Belgica. Foram 22 dias visitando os paises e curtindo um clima agradavel e como a professora Adamir era do quadro de professores do curso de História da Universidade Federal do Piauí, estava tendo a oportunidade de ver as cidades historicas onde ela explicava em suas aulas para seus alunos. Click nas fotos para ampliar.














































Festejo do Roque Atrai Muita Gente

Com o feriadão do dia 12.10.09 muitos inhumenses que moram em outras cidades estão de volta revendo os parentes e aprovietando para marcar presença no festejo do povoado Roque que fica a 17 km da sede. O padroeiro é São Francisco as missas estão acontecendo desde o dia 08.10.09 e ontem nas festividades teve uma grande festa no Roque Clube do Sr. Ronaldo Lima Leal, com a banda Anjo Azul e Berg Rabelo; muita gente estava presente nas barracas e na festa e hoje será a vez do cantor Cristiano Stylo Dance e a banda cearense Casadões do Forró também no Roque Clube. O pancadão Lazer Som está também nas festividades no bar do luquinha todos os dias.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Concurso Público Inhuma

Alguns jovens de Inhuma estão revoltados com a data das provas do concurso publico do município que será no dia 13 de dezembro deste ano conforme consta no edital. Eles falam que a prova vai ser no mesmo período do vestibular e muita gente vai ficar prejudicada sem poder fazer a mesma, pois estarão ou em Teresina ou em Picos no período prestando o vestibular 2009. outro ponto é sobre quem for fazer a prova para "Auxiliar Administrativo" vai receber o mesmo salário do "Auxiliar de Serviços Gerais", na questão da escolaridade exigida tanto para um cargo como para o outro é o mesmo de ensino fundamental; então eles perguntam: "Para que estudar ?". As inscrições começaram hoje 05.10.09 e vão até o dia 26.10.09, com taxas que variam de R$ 30,00 até R$ 80,00. Veja o edital e faça sua inscrição on-line no link abaixo:

Preta Gil em THE


A cantora estava dia 03.10.09 na boite super8 com o seu show "Noite Preta", e foi um sucesso; pessoas que participaram do show falaram que Preta é muito simpatica e todos gostaram de seu repertório que é bastante eclético, ela cantou MPB, Funk, Reggae, Forró, Pop Rock e deixou o publico no delirio quando cantou "Eu Sou Stefhany" a musica de sua afilhada no meio musical. Veja as fotos abaixo:







domingo, 4 de outubro de 2009

Mais Um Suicidio Em Inhuma

O inhumense Marcelo de Sousa Santos, 30 anos que era neto de Maria Capulin cometeu suicidio hoje 04.03.09 por volta das 04:00h da manhã no Bairro Araxás. Pessoas informaram que Marcelo estava bastante agitado e bebia muito durante todo o dia 03.09.09. A noite ele estava fazendo direção perigosa em sua moto onde muita gente pode testemunhar; ele chegou a discutir com sua familia e sua mãe ficou muito nervosa sendo levada para casa da avó dele. Marcelo também teve uma discursão com seu pai que não mora na mesma casa e depois foi para sua residencia permanecendo sózinho a noite toda. Foi quando alguns familiares dele resolveram ver como ele estava; quando chegaram na casa viram que ele não estava dormindo no seu quarto e o procuraram pela casa toda e nada de achar ele ai o seu irmão resolveu procurar no quintal quando avistou o pé de cajú ele estava pendurado e morto. Seu irmão saiu correndo e avisou aos outros. Ele foi velado e sepultado ainda hoje por volta das 16:00h.

sábado, 3 de outubro de 2009

Produção do Esquadrão da Moda em Teresina


A produção do programa Esquadrão da Moda veiculado no SBT esta em Teresina para fazer imagens com a cantora Stefhany. A dupla Isabella Fiorentino e Arlindo Grund fez uma proposta para cantora no programa da HEBE dia 28.09.09, onde ela aceitando participaria do Esquadrão da Moda; os produtores estão sendo acessorados pela TV Cidade Verde afiliada a SBT no Piauí. O programa será exibido ainda este ano.